Serviço à Francesa
Por ser o mais requintado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.
Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.
O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, nao se encostar à mesa, sendo um garçom para cada cinco pessoas.
Os garçons apresentam as travessas pela esquerda com os cabos dos talheres de serviço voltados para o convidado. Em seguida, o convidado segura a colher com a mão direita e o garfo com a esquerda, e após se servir, retorna os talheres, lado a lado, à travessa.
Na mesa, o local do prato não deve ficar vazio, devendo ser utilizado o sousplat.
Os garçons trocam os pratos na sequência, servindo sempre pela esquerda e retirando os pratos pela direita.
Antes de servir a sobremesa o sousplat é retirado.
Sugerimos evitar servir o café na mesa de refeições. Ele deve ser servido em uma mesa à parte, com licores, chocolates e petit-fours.
SERVIÇO EMPRATADO
O Empratado é um serviço onde os convidados também devem ser acomodados à mesa e ele segue o estilo "nouvelle cuisine". O que vem a ser? Os pratos vêm todos montados da cozinha, decorados e elaborados e são servidos pelos garçons pelo lado esquerdo do convidado. Como este serviço é "mais especial" os noivos ou anfitriões podem colocar charmosos menus descritivos (cardápios) em cada mesa explicando o que será servido.
O cardápio escrito serve para que os convidados tenham conhecimento do que será servido, caso ele não coma os itens servidos para que possa pedir outra opção ao garçom, pois é sempre bom pensar nestes casos.

